A JF Inovações nasceu de uma gama de vivências profissionais de Jefferson Ferreira Lima, partindo da Extensão Rural na EMATER – PR no início da década de 90, em seguida pelas experiências cooperativista junto aos pequenos agricultores dos Assentamentos Rurais no Pontal do Paranapanema – SP, depois pelo longo período no IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, onde foram Implementado as primeiras experiências com Agrofloresta, Restauração Ecológica, Produção de mudas agroflorestal, entre outras.
Tendo ainda experiências importantes no Vale do Paraíba – SP, com produção orgânica na Associação Antiga Fazenda da Conceição e Instituto Oikos.
Seriam muitas as linhas aqui para delinear uma breve jornada, nas diversas vivências e oportunidades de aprendizado, principalmente pela imensa quantidade de interação com Empresas, Instituições sociais, Universidades, entre outras.
Ainda vale ressaltar o mais importante, que são as pessoas que compartilharam seu saber nessa trajetória profissional, que hoje na JF Inovações, ousamos reproduzir para os mais diversos cenários, regiões e conjunturas.
Apesar de atuarmos em seguimentos diversos no tocante a sustentabilidade, na atual proposta de apresentação, atentaremos os fatos relativos a Restauração Ecológica das Florestas.
Agradecemos pela oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido nessa trajetória e agradeço ainda pelos novos saberes que serão incorporados.
Já em 1992 havia na região de Itaguajé no Paraná, uma frente de incentivo de plantio de eucalipto, principalmente o citriodora, fomentado na época pelo extinto ITCF (atual Instituto Água e Terra – IAT). A partir desse momento, acompanhamos as grandes evoluções no que se refere ao plantio de árvores, para os mais diversos seguimentos.
Na restauração ecológica, nosso conhecimento está centrado nas mais atuais tecnologias, porém se adequando a cada espaço e realidade. Primamos pela qualidade final do resultado, alicerçados pelas recomendações da pesquisa, estabelecendo modelos de estudo durante todo o processo, gerando observações que possam promover a evolução das técnicas adotadas.
A preocupação com os colaboradores de campo é constante, promovendo a integridade da saúde física e psíquica dos trabalhadores, adotando procedimentos de prevenção à acidentes e medidas de proteção coletiva e individual.
Prestação de serviço especializado em agroecologia e sistemas agroflorestais no sentido de realizar curso de formação teórico e prático e etapa de assessoria e acompanhamento técnico, no âmbito do Projeto FUNBIO 041/2013 “Ações de governança territorial da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná”.
Consultoria técnica na meta de monitoramento e para delineamento da proposta técnica de restauração ecológica e produção de curso de capacitação em sistemas agroflorestais e viveiro no Projeto Corredores de Biodiversidade edital BNDES – Restauração Florestal.
Prestação de serviços de manutenção de reflorestamento de 60 (sessenta) hectares em áreas de restauração florestal já implementadas no Projeto Corredores de Biodiversidade.
Ação de restauração ecológica com espécies nativas, Implantação de SAFs, enriquecimento de áreas com espécies nativas, erradicação de ervas invasoras, totalizando 36,09 hectares
(PEVRI -Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema – Jateí/MS, São Jorge do Patrocínio/PR, Altônia/PR, Corredor Ecológico Santa Maria – Santa Terezinha do Itaipu/PR, Ramilândia/PR) https://maternatura.org.br/ (Ana Paula Silva, Marcelo Limont)
Desenvolvimento de sistema agroecológico para a produção de alimentos orgânicos e plantas com finalidade da produção de óleos essências e hidrolatos (Alecrin-do-campo, Melaleuca, Lavanda, Gerânio, etc.).
https://www.fazendaterramami.com.br/ (André Calareso)
Consultoria para o desenvolvimento de projeto de produção de alimentos em sistema agroecológico. (Maria Malerba Colombi)
Assessoria técnica na produção de alimentos agroecológicos e na produção de mudas agroflorestais totalmente a partir de elementos naturais e orgânicos. http://viveiro.antigafazenda.com.br/ (Almos Makray)
Consultoria em processos agroecológicos de produção sustentável e em restauração ambiental. https://www.institutooikos.org.br/ (Tamas Makray)
Elaboração de plano de manejo e planta de viveiro de produção de mudas florestais. (Marcelo Godoy)
Desenvolvimento de planta de viveiro para a produção de mudas de espécies florestais – https://ambplus.com.br/ (Mauricio Samogim)
Formada em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo (bacharelado em 2002 e Licenciatura em 2008) com mestrado em Ecologia (2006) pela mesma instituição. Defendi o doutorado em 2017 no Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade do NEPAM/UNICAMP, onde estudei questões relativas ao desenvolvimento rural através do conceito de resiliência sócio ecológica na região de Tomé-Açu, no estado do Pará. Nos últimos 10 anos tenho trabalhado em projetos socioambientais na região do Alto Paranapanema, entorno do Parque Estadual de Intervales, visando a melhoria da qualidade de vida da população local através do desenvolvimento da produção agroecológica e manejo florestal, além do desenvolvimento de ações de restauração florestal. Estes trabalhos tem o objetivo central de melhorar o uso do solo de forma compatível com a manutenção dos serviços ecossistêmicos. Concomitantemente, desenvolvo pesquisas para a preservação de Strigiformes e seu habitats. Sou, ainda, professora dos cursos de Silvicultura (FATEC-Capão Bonito) e Gestão Ambiental (Fatec - Itapetininga).
Biólogo e atua como Gestor De Projetos da Operação Amazônia Nativa (Opan). Possui mestrado em Agricultura Dos Trópicos Úmidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), doutorando em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas. Trabalha há mais De 15 Anos na Amazônia, atuando em Projetos relacionados ao uso dos recursos naturais em parcerias com povos indígenas e extrativistas nas bacias dos rios Negro, Solimões e Juruá.
Técnico em Agropecuária, Graduado em Agronomia pela UNICESUMAR –Maringá (2015). Com experiencia em Extensão Rural, trabalho na região do Pontal do Paranapanema com agricultores assentados de Reforma Agrária. Desenvolveu ações na produção agrícola no noroeste do Paraná. gerenciou a Cooperativa Valecoop entre 2018 e 2021. Com especialidade em nutrição vegetal, desempenhou consultorias e trabalhos técnicos na Agromix Fertilizantes, Spraytec Fertilizantes, Microquímica Fertilizantes e Agrichem entre 2013 e 2023.
Biólogo, mestre e doutor em Ecologia de Paisagens. É professor e pesquisador permanente da ESCAS/IPÊ – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do Instituto de Pesquisas Ecológicas. Suas pesquisas focam em Ecologia de Paisagens, conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos e na priorização de áreas para conservação e restauração. Publicou mais de 30 artigos em veículos nacionais e internacionais e participou na formação de mais de 40 alunos de mestrado e doutorado como orientador ou co-orientador.
Técnico em Agropecuária, Graduado em Geografia e Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Internacional de Andalucia – Espanha (2007). Atua a mais de 30 anos no setor rural em sistemas produtivos. Nos últimos anos tem desempenhado consultorias técnicas em todo o Brasil, com passagens pela Oikos Agroecologia no Vale do Paraíba, na Mater Natura no Corredor Ecológico do Rio Paraná, pesquisador associado do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas por aproximadamente 15 anos no Pontal do Paranapanema. Professor Associado a ESCAS/IPÊ - Escola Superior de Conservação Ambiental – IPÊ, destacando a formação de viveiristas de mudas agroflorestais e restauração ambiental.
Possui Doutorado (2015), Mestrado (2007), Bacharelado (1996) e Graduação (1994), em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Presidente Prudente), Pedagogia (2018) pela Faculdade de Conchas- SP, e Especialização em Educação (2003), pela Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente- SP, Técnico em Agropecuária (1989) pela ETEC - Centro Estadual Tecnológica Paula Souza de Presidente Prudente. É professor titular - PEB II da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, foi Coordenador de Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias da Escola EE Hugo Miele. Tem experiência no ensino superior na área de Geografia, Educação, Metodologia Científica, Sociedade e Tecnologia, Gestão e Educação Ambiental, Coordenação Pedagógica e consultoria em projetos para TCC, monografia, mestrado e doutorado. Exerce a função de Professor Universitário na FATEC de Presidente Prudente nos cursos de Tecnólogo em Eventos, Tecnólogo em Gestão Empresarial. Tecnólogo em Agronegócio e Tecnólogo em Produção Agropecuária.
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001), Mestre em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos e Terrestres (2008) pela mesma instituição e Doutor em Ecologia e Evolução pela Universidade de Toronto (Canadá, 2017). Fez pós doutorado (PNPD) no departamento de Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (GCBEv/INPA). Atualmente é professor Adjunto A no Centro de Ciências da Natureza, da Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência em Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagens/Ecologia Espacial, atuando principalmente na intersecção entre a Ecologia de Paisagens e a Biologia da Conservação, utilizando ferramentas de modelagem para a seleção de opções voltadas a aliar o desenvolvimento social e a conservação do meio ambiente. Possui experiência em consultoria ambiental na parte de planejamento, avaliação de impacto ambiental e monitoramento de impactos.
Técnico em Agropecuária, Graduado em Gestão Ambiental com Pós-Graduação em Perícia e Auditoria Ambiental pela Unicesumar – Maringá (2016). Atuo a mais de 30 anos com agricultura familiar em cooperativas e junto a Secretária de Agricultura, atuei por sete anos no INCRA-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria exercendo a função de coordenador regional na região do Pontal do Paranapanema em assentamentos da reforma agrária, na aplicação e gestão de políticas públicas voltada ao fomento da produção e comercialização da produção oriunda da agricultura familiar. Nos últimos anos tenho atuado na área ambiental com restauração de áreas degradadas junto a SOS Mata Atlântica e AES-TIÊTE com elaboração e execução de projetos para restauração ambiental, monitoramento de áreas destinadas a recomposição florestal, vistorias em áreas de reflorestamento com a elaboração de relatórios de acompanhamento técnico, coleta e beneficiamento de sementes de espécies nativas.
Formado em Ciências Biológicas/Bacharelado (2020) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (2023) pelo Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPGMADRE) da mesa instituição, com pesquisa focada nos estudos das interações do solo em sistemas agroflorestais do Pontal do Paranapanema e a formação de matéria orgânica no solo através dos benefícios prestados pela espécies arbóreas utilizadas. Foi membro do grupo de pesquisa CEVOP - Centro de Estudos em Ecofisiologia Vegetal do Oeste Paulista CEVOP, onde atuou de 2017 à 2022 em pesquisas com ênfase na fisiologia vegetal, atuando em projetos de desenvolvimento de tecnologias que ajudam a mitigar os efeitos do estresse em plantas tanto de cultivo, como soja, cana-de-açúcar e algodão como em plantas para reflorestamento, como a Helliocarpus popayanensis, Cariniana estrelenssis e Gallesia integrifolia. Atualmente atua como analista ambiental na Babora Engenharia Ambiental e Agrimensura, com foco na identificação de espécies arbóreas em plantios, acompanhamento de projetos de restauração ecológica, acompanhamento de perícias e elaboração de laudos para licenciamento ambiental e projetos GRAPROHAB.
Rua Severino Troiani, 04
Vila Minas Gerais
19280-000 Teodoro Sampaio – SP
Copyright 2023 – Todos os Direitos Reservados